Laudo Cautelar de Vistoria de Vizinhança

Previna sua construção de ações judiciais

O Laudo Cautelar de Vistoria de Vizinhança é um documento elaborado antes de iniciar a obra, a partir de uma vistoria criteriosa nos arredores do local em que o prédio será construído.

A Valiar Engenharia realiza uma minuciosa investigação, por meio de Engenheiros Civis habilitados para emitir laudos acerca das condições dos imóveis localizados nas proximidades da obra.

A vistoria cautelar irá verificar as características dos imóveis da vizinhança, no que tange a sua conservação.

Com esse laudo, a Valiar Engenharia relata todas as manifestações patológicas aparentes, observadas nos imóveis analisados, apontando situações como trincas, fissuras, rachaduras, infiltrações e demais vícios e defeitos das edificações.

A apuração técnica das condições físicas visa determinar o estado geral e as eventuais anomalias dos terrenos e das edificações confrontantes e assim emitir um laudo que visa garantir a segurança tanto para a execução da obra quanto para os demais imóveis. 

Por que solicitar um laudo cautelar de vizinhança?

O laudo cautelar de vistoria é uma segurança para quem constrói, a fim de resguardar a construtora de processos judiciais movidos pela vizinhança, no caso de danos pré-existentes.

Outra função importantíssima do laudo cautelar é avaliar os riscos eventuais de desabamento dos outros imóveis durante os serviços de terraplenagem e fundações.

A realização das vistorias também garante uma relação de confiança entre a construtora e os vizinhos que serão expostos aos transtornos decorrentes de uma obra.

Assim, o laudo de inspeção é importante para diagnosticar e evitar problemas decorrentes da edificação, além de configurar um valioso instrumento jurídico para servir como prova em defesa da construtora em eventuais ações judiciais movidos pela vizinhança.