Laudo Cautelar de Vistoria de Vizinhança
Laudo Cautelar de Vistoria de Vizinhança
Previna sua construção de ações judiciais
O Laudo Cautelar de Vistoria de Vizinhança é um documento elaborado antes de iniciar a obra, a partir de uma vistoria criteriosa nos arredores do local em que o prédio será construído.
A Valiar Engenharia realiza uma minuciosa investigação, por meio de Engenheiros Civis habilitados para emitir laudos acerca das condições dos imóveis localizados nas proximidades da obra.
A vistoria cautelar irá verificar as características dos imóveis da vizinhança, no que tange a sua conservação. Com esse laudo, a Valiar Engenharia relata todas as patologias observadas nos imóveis analisados, apontando situações como trincas, fissuras, vazamentos, rachaduras, infiltrações, abatimento de pisos e demais avarias.
A apuração técnica das condições físicas visa determinar o estado geral e as eventuais anomalias dos terrenos e das edificações confrontantes e assim emitir uma análise de risco que visa garantir a segurança tanto para a execução da obra quanto para os demais imóveis. As vistorias abrangem avaliação do solo, topografia, vegetação, recursos naturais como rochas e nascentes, obstáculos como cercas, muros e paredes.
Por que solicitar um laudo cautelar de vizinhança
O laudo cautelar de vistoria é uma segurança para quem constrói, a fim de resguardar a construtora de processos judiciais movidos pela vizinhança, no caso de danos pré-existentes.
Outra função importantíssima do laudo cautelar é avaliar os riscos eventuais de desabamento dos outros imóveis durante os serviços de terraplenagem e fundações, A realização das vistorias também garante uma relação de confiança entre a construtora e os vizinhos que serão expostos aos transtornos decorrentes de uma obra.
Assim, o laudo de inspeção é importante para diagnosticar e evitar problemas decorrentes da edificação, além de configurar um valioso instrumento jurídico para servir como prova em defesa da construtoraem eventuais ações judiciais movidos pela vizinhança.